Tannbach (Linha de Separação) S01 & S02 (2015-)

TANNBACH - Schicksal eines Dorfes

Ando a gostar de ver estas séries sobre partes da história que nos são muito familiares, mas que são sempre contadas por um dos lados. Na escola, no cinema, nos livros. São mais os que contam a história do lados dos “bons” dos “que ganharam”, apesar de todos terem perdido igual.

Esta série em português chama-se “Linha de Separação” e começa em 1945 na Alemanha que saiu da IIª GGM. Temos desertores nazis, soldados SS, judeus, todos saem dos seus esconderijos ou entram num. Tudo isto numa pequena aldeia chamada Tannbach. Esta aldeia teve de aprender a viver com a herança da guerra, que começou por ser viver lado a lado com assassinos e delatores, com desertores e inocentes. Tudo se sabia, nada se contava. Depois veio o tratado de Ialta e a Alemanha foi dividida. Tannbach em particular era dividida por um riacho, e esse riacho tornou-se uma divisão entre território americano e território russo. Com o tempo a passar, esse riacho tornou-se um muro intransponível que separava duas realidades completamente diferentes, e separou realmente famílias e as dinâmicas da aldeia.

A série termina em 1967, mas algo me diz que irá continuar até à queda do muro. A Alemanha realmente sofreu imenso durante o pós-guerra e a guerra fria, e este é um bom “documento/encenação histórica” de todos estes dramas que lá se passaram.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s