Tour de Armenia, Raffi Youredjian (2014)

12512710_981320708625140_7299576558362931656_n

Não sou de compras impulsivas no que diz respeito a livros – até porque não me lembro de comprar livros (oferecem-me/emprestam-me) – mas recentemente foram três o que comprei às cegas:

Li rapidamente o primeiro, e encontrei nele o que procurava: uma introdução descontraída à Arménia, uma primeira pincelada pelas pessoas, as paisagens, e os nomes dos sítios.

O autor é filho de pais armenos, apesar de ter nascido nos EUA e ter-se mudado para Londres aos 16. No entanto, e isto é algo comum em todas as histórias, a família sempre fez questão de preservar a sua herança cultural, e o autor frequentou escolas armenas, sabe falar armeno, e passou diversas férias de Verão no país.

Foi portanto com algum relaxe que se aventurou numa viagem de 1000 km pela Arménia, sozinho, de bicicleta. A viagem pareceu-me que teve lugar por volta de 2011, e portanto o retrato é recente.

Num resumo apalavrado, foi isto que me ficou: muitos cães selvagens, algumas cobras nos campos de milho, muito pessimismo e dificuldades, o povo mais acolhedor, os melhores snacks, as paisagens mais virgens, solitárias, espantosas e belas, a simpatia e a vontade de conversar e convidar de todos.

Há fotos aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s