99% Invisible

Não sei se já falei aqui da minha adição a podcasts. Um dia escrevo sobre os meus preferidos. Mas é um vício que me acompanha há mais ou menos um ano. (Joui, ainda tenho este post guardado para ouvir os teus favoritos.)

Há um que oiço regularmente, oiço os arquivos, faço refresh semanalmente – e confesso, me fez querer criar um podcast. Mas falta aquela voz. É o 99% Invisible do Roman Mars.

logo

A descrição trata-o como um podcast sobre design, mas para mim é um podcast para pessoas curiosas com fenómenos de design, de sociologia, de religião, de manias, de ciência, de tudo em geral. Os episódios são muito curtinhos, e são sobre temas mesmo engraçados e divertidos. Por exemplo, como criar um país, como aconteceram alguns desastres aéreos, erros de arquitetura, para onde vai o correio perdido, comunidades malucas dos anos 60, etc etc.

A investigação é cuidada. O relato acessível e muito bem feito.

Mas este post é sobre um que me marcou e me fez escrever sobre ele. Foi este, chamado Bathysphere (sim, sim, claro que começou com esta música). Versa sobre as tentativas de investigação do fundo do mar, e da luta contra a pressão que destruiu inúmeras expedições a profundezas desconhecidas.

Gostei da história por trás da batisfera criada. Como o criador e o investigador não se entendiam mas tinham de partilhar um espaço minúsculo, ventilado com ventoinhas e ligado a um telefone.

Gostei particularmente do funcionamento da exploração do fundo do mar. Lá, eles viam criaturas incríveis, monstruosas, luminosas, nunca antes vistas! Do outro lado da linha do telefone, num barco à superfície do mar, estava a ilustradora científica Else Bostelmann. Eles descreviam o que viam, e ela desenhava. Ninguém acreditava que aquilo poderia ser verdade, mas era, e as ilustrações acabaram por figurar na National Geographic.

deep-sea-life

Estes pioneiros fascinam-me. A criatividade e paixão é imensa, e graças a eles crescemos mais um bocadinho. Até ao abismo.

Deixe uma Resposta

