The Diaries of Jane Sommers, Doris Lessing (1984)

A saga de escoar os livros que não são meus continua. Li The Diaries of Jane Sommers que a Joana me emprestou há…cinco, seis anos? Já o começara a ler então, mas felizmente não consegui continuar. Digo isto porque acho que agora o saboreei com a calma merecida, com a maturidade adquirida entretanto. Foi o meu livro de férias.

O livro foi primeiro lançado sob um pseudónimo da prémio nobel em dois volumes: The Diary of a Good NeighbourIf The Old Could. O prefácio da edição que li conta a conturbada história desta publicação “desconhecida”, e como a única editora que aceitou publicar esta Jane Sommers foi a mesma que aceitou, há anos e anos passados, publicar uma Doris Lessing.

O livro deu-me um abanão. É um relato muito pessoal, um assistir aos pensamentos de uma mulher. Uma mulher forte, bem sucedida, bela, inteligente, solitária por opção. A morte do marido, e depois da mãe fazem-na aperceber-se do quão inútil foi para eles, como se deixou estar ausente até desaparecerem da sua vida.

Instintivamente, torna-se amiga de Maudie, uma velha que conhece na farmácia, que resmunga, movimenta-se com dificuldade, é doente, vive só com um gato no meio das memórias de pobreza e sofrimento. A afeição entre ambas leva a um compromisso enorme de Jana para Maudie, mais do que alguma vez imaginara. E a afeição estende-se a outras velhinhas, que outrora não vira na rua, mas de um momento para o outro vê-as em todo o lado.

Fez-me pensar. Nos velhos, sozinhos, dependentes contra vontade.

Foi sobretudo isso. O segundo volume é ainda mais turbulento, uma história de amor de primeiro amor quando se tem cinquenta anos e a vida em cima a impedir algo novo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s