Memória emocional

Em 1994 o meu irmão mais velho (e único) recebe uma aparelhagem no dia do seu aniversário.

No Natal do mesmo ano recebe o primeiro CD que tivemos: Nirvana MTV Unplugged.

Eu nunca tinha ouvido falar de Kurt Cobain, e tendo-o conhecido há poucos dias, fiquei triste e surpreendida quando descobri que já tinha morrido antes de o conhecer. Aquelas afeições. Ouvi muito o CD, e ainda gosto de o ouvir.

Mas isto para falar de como a música começou a entrar na minha vida. Sempre através do meu irmão. Ele já com mesada e tardes livres, comprava CD’s de artistas que ouvíamos no TOP+. Não tínhamos televisão por cabo nem internet.

Assim apareceu Bjork, Madredeus, Rodrigo Leão e outras coisas. Gostava sempre. Ouvia-se música exclusivamente, com mais atenção. Perdia-se tempo a gravar as músicas para K7. O fio dos auscultadores só nos deixava ficar sentados numa cadeira ao lado da aprelhagem: não havia mais nada que pudéssemos fazer.

Agora oiço muita música, mas não com metade da dedicação.

Face a 80GB de música distribuída por 6 pastas que na altura faziam sentido, deparava-me com uma desorientação e uma desmotivação muito grande. Não sabia o que ouvir, não sabia como me organizar. Isto arrastou-se durante anos.

Até que há umas semanas o L. me sugeriu fazer uma tarefa messiânica que me fez fungar de incredulidade quando a ouvi: Podia recatalogar toda a minha música, havia softwares para isso (e muito mais).

Acedi.

O processo é longo mas gratificante. Todos os dias oiço uma música que me faz pensar “ena pá…”.

E hoje ouvi esta: Riverwide da Sheryl Crow. Gostava que a ouvissem.

É muito bonita e foi mais uma daquelas coisas pouco coerentes que apareceu em casa, e de que gostávamos.

6062447068_e5d3a5c97a_z

Ria de Aveiro, S. Jacinto. 2011, By L.F.

Agora sou eu que recomendo vivamente o processo aterrorizante de organizarem toda a vossa música. Um exercício de memória, mais emocional do que imaginam.

Utilizamos este programa.

One comment

Deixe uma Resposta

